Av. Paulista, 1471 - Cj 1514

Atendimento: Seg a Sex das 08h às 18h

Conheça o que é Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO): Muito mais que uma técnica

Ao contrário do que muitos imaginam, a Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO) não é uma técnica ortodôntica, ortopédica ou ortopédica funcional. Não é uma técnica, pois não se limita a preconizar determinados procedimentos terapêuticos. Como Dr. Planas, principal estudioso sobre o tema, dizia: "As técnicas são superáveis, mas a fisiologia é uma só."

A ortodontia, com todas as suas "ramificações" (ortodontia fixa, ortodontia móvel, ortopedia facial, ortopedia funcional dos maxilares, etc) tem por objetivo principal a harmonia dos arcos dentais. Parte-se do pressuposto, portanto, de que já há uma patologia. Muitos métodos de identificação e classificação dessas patologias foram criados desde os primeiros princípios e classificações de Angle e muitas técnicas foram propostas desde então.

RNOOs princípios da Reabilitação Neuro-Oclusal não se restringem apenas ao diagnóstico e terapêutica de alterações morfológicas já existentes, mas, principalmente, à prevenção dos problemas periodontais (a segunda principal causa de perdas dentais). Todo o conjunto de procedimentos preventivos e terapêuticos da RNO tem por objetivo principal a prevenção e o tratamento do "trauma oclusal"; importante fator etiológico dos problemas periodontais. Neste contexto, a RNO lança mão desde procedimentos que não envolvam aparatologias, como os ajustes oclusais, até procedimentos que envolvam técnicas ortodônticas e/ou ortopédicas funcionais, assim como, em tratamentos tardios, pode utilizar a Reabilitação Oral como "ferramenta" de restabelecimento da função mastigatória.

Portanto, a RNO não é uma parte da ortopedia funcional dos maxilares. Ao contrário, a ortopedia funcional dos maxilares pode ser uma ferramenta de obtenção de cura de um paciente em uma determinada fase de seu tratamento. Em outras palavras, a ortopedia funcional dos maxilares, assim como todas as outras "ramificações da ortodontia", podem fazer parte de um vasto conjunto de procedimentos da RNO. Obviamente, a forma como um "reabilitador neuro-oclusal" utiliza essas ferramentas é bem diferente daquela utilizada comumente pelos ortopedistas ou ortodontistas (principalmente em função de sua concepção de diagnóstico, visão do normal e objetivo a ser alcançado).

Autor: Dr.Renato Chierighini
Fonte: ABPP-RNO - http://www.abpprno.com.br

Phile Odontologia Ltda. - CROSP-CLM 8869 - Responsável Técnico Juliane T. Chaves Uyeda - CROSP 84555

© 2017 - Copyright Phile Odontologia.Todos os direitos reservados


Desenvolvido por: