Av. Paulista, 1471 - Cj 1514

Atendimento: Seg a Sex das 08h às 18h

Dia 05 de Dezembro – Dia Latino-Americano Contra o Câncer de Boca

FATORES DE RISCO:

Os dois principais fatores de risco relacionados ao câncer da boca são o hábito de fumar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Juntos apresentam efeito sinérgico e sua relação com o câncer da boca é dose dependente, sendo maior o risco quanto maior for o número de doses de bebidas e cigarros consumidos. Outros fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer da boca são: · alguns agentes biológicos, como o papiloma vírus humano (HPV); · higiene bucal precária; · história pregressa de neoplasia do trato aerodigestivo; · exposição excessiva à luz ultravioleta (câncer do lábio).

SINAIS E SINTOMAS:

As principais queixas relacionadas ao câncer da boca são:
· feridas que não cicatrizam nos lábios e na boca; · ulcerações superficiais com menos de 2 cm de diâmetro e indolores, podendo sangrar ou não; · manchas brancas ou avermelhadas nas gengivas, língua ou mucosa oral; · dor ou desconforto à mastigação e deglutição; · dificuldade na fala; · emagrecimento acentuado; · dor e presença de linfadenomegalia cervical.

PREVENÇÃO:

A prevenção do câncer da boca deve basear-se no aconselhamento para a cessação do ato de fumar e para consumir bebidas alcoólicas com moderação, além da adoção de uma alimentação saudável. DETECÇÃO PRECOCE As atuais evidências científicas indicam que o rastreamento populacional para o câncer de boca por meio do auto-exame ou do exame clínico não reduz a mortalidade por este câncer.

Entretanto deve-se estimular a higiene oral e a visita regular ao dentista como medidas de prevenção. O exame clínico da boca cuidadoso deve ser realizado em todas as consultas, mesmo que a queixa principal não se concentre nesta topografia. Nos indivíduos de maior risco (fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas) o exame clínico da boca deve ser sistemático e indivíduos com lesões suspeitas devem ser imediatamente encaminhados à consulta especializada em centros de referência para realização dos procedimentos diagnósticos necessários.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Prevenção e controle do câncer: normas e recomendações do INCA.

Phile Odontologia Ltda. - CROSP-CLM 8869 - Responsável Técnico Juliane T. Chaves Uyeda - CROSP 84555

© 2017 - Copyright Phile Odontologia.Todos os direitos reservados


Desenvolvido por: