Dentes sensíveis: causas e soluções comuns

Se você sofre de dentes sensíveis, saiba mais sobre algumas das causas e soluções para esse problema.

Causas:

Esmalte corroído ou raízes expostas geralmente causam sensibilidade dentária. No entanto, os dentes podem se tornar sensíveis por várias razões. A seguir, estão algumas das causas mais comuns de dentes sensíveis.

Clareamento dos dentes

Muitas pessoas recorrem ao clareamento dos dentes para remover manchas e descoloração da superfície para um sorriso mais branco. No entanto, esses tratamentos também podem causar sensibilidade dentária. Isso porque o peróxido, que é um dos principais ingredientes de muitos produtos para clareamento dos dentes, pode irritar o nervo do dente. Essa sensibilidade é transitória e geralmente passa após o tratamento.

Escovar com muita força

Escovar com muita força ou usar uma escova de dentes com cerdas duras pode desgastar o esmalte dos dentes e fazer com que a dentina fique exposta. Assim, escovar com muita força também pode levar à recessão gengival e à exposição da raiz. É por isso que muitos profissionais de odontologia recomendam o uso de uma escova de dentes com cerdas macias.

Uso de fio dental irregular

Assim como escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, o uso do fio dental é uma parte importante da sua rotina de higiene dental. Portanto, usar fio dental pelo menos uma vez por dia impede que a placa se acumule nos dentes. Isso reduz suas chances de sensibilidade dentária, doenças gengivais e gengivas retraídas.

Desmineralização

A desmineralização ocorre quando o conteúdo mineral no esmalte do dente diminui. Quando o esmalte começa a quebrar, os dentes ficam mais sensíveis e é mais fácil para a placa infectar o interior vulnerável do dente. Como o esmalte não é um tecido em crescimento, ele não pode ser regenerado depois que ele se forma. Bebidas açucaradas e alimentos ácidos são a principal causa de desmineralização, por isso, é melhor evitá-los o máximo possível.

Moagem de dentes

Você se pega rangendo os dentes durante o dia ou acordando de manhã com a mandíbula dolorida? O ranger de dentes não só pode desgastar os dentes ou possivelmente até lascar ou rachar um dente, mas também causa danos ao esmalte do dente e expondo, assim,  a camada interna da dentina, o que torna os dentes mais suscetíveis à sensibilidade e à cárie.

Dieta

Sua dieta também pode desempenhar um grande papel em seus dentes sensíveis. Isso porque, o consumo regular de bebidas e alimentos ácidos, como picles, chá, tomate e frutas cítricas, pode causar a erosão do esmalte , o que aumenta a probabilidade de sensibilidade.

Soluções:

Se você sofre de dentes sensíveis, seu dentista pode recomendar uma das seguintes soluções.

Creme dental para sensibilidade

O creme dental específico para dentes sensíveis deve ser usado conforme a recomendação do cirurgião dentista para que apresente efeito.

Selantes

Os selantes dentários são um revestimento fino de resina que seu dentista pode aplicar nos dentes para ajudar a reduzir a sensibilidade. É importante ter em mente que os selantes dentários são apenas temporários e eventualmente acabam.

Protetor bucal

Se o ranger de dentes, também conhecido como bruxismo, está causando os dentes sensíveis, o dentista pode recomendar que você use um protetor bucal ao dormir à noite. O protetor bucal não apenas ajuda a reduzir a dor causada por dentes sensíveis, mas também pode aliviar qualquer dor nas articulações da mandíbula e dores de cabeça que você estiver sentindo.

Verniz de fluoreto

Um gel ou verniz fluoretado é um tipo extremamente concentrado de fluoreto. Seu dentista pode aplicar o flúor nos dentes para ajudar a reduzir parte da dor e desconforto causados ​​pela sensibilidade dentária. Um verniz fluoretado também pode ajudar a fortalecer seu esmalte e dentina.

Agente de ligação

Se você possui dentes sensíveis porque as raízes estão expostas, o dentista pode recomendar o uso de um agente de união para cobrir a superfície da raiz. Para esse tipo de tratamento dentário sensível, seu dentista aplicará o agente de ligação sobre a raiz exposta para bloquear sua exposição e ajudar a reduzir sua dor.

Laser

O laser de baixa frequência auxilia no tratamento para sensibilidade dentária e é um dos tratamentos mais conservadores e eficazes.

Canal radicular

Se as opções acima não funcionarem e seus dentes sensíveis estiverem reduzindo sua qualidade de vida, seu dentista poderá recomendar um canal radicular. Durante um canal radicular, seu dentista removerá a polpa ou os tecidos do nervo mole dentro do dente, causando dor e desconforto.

A sensibilidade dentária é um problema predominante que muitas pessoas enfrentam. Agora que você entende algumas das causas e soluções comuns para dentes sensíveis, pode falar com seu dentista hoje para obter ajuda.