Principais Dúvidas Sobre os Dentes do Siso

DENTES DO SISO- PRINCIPAIS DÚVIDAS

Muitas pessoas tem duvidas sobre os Dentes do Siso:  se precisam retirar e quando realizar a cirurgia!

QUANDO É A MELHOR OPORTUNIDADE PARA SE RETIRAR OS DENTES DO SISO?

O dente do siso não precisa ser retirado na adolescência. Entretanto, a partir dos 14 anos de idade é indicado avaliação com cirurgião bucomaxilofacial e acompanhamento radiográfico para averiguar o estágio de formação dentária e a necessidade de remoção. A cirurgia para retirada antes da formação completa dos dentes do siso é mais segura e confortável para o paciente , pois os tecidos ósseos adjacentes são menos rígidos e os dentes são menores (por não terem formado completamente as raízes). Conforme envelhecemos, os dentes do siso vão ficando com as raízes mais longas e próximas dos nervos sensoriais da mandíbula ou dos seios maxilares aumentando a complexidade em remove-los e o risco de complicações.

Uma das principais indicações para remoção dos Dentes do Siso é a inflamação recorrente, com dor e inchaço na gengiva!

Dentes do Siso

É POSSÍVEL RETIRAR OS QUATROS SISOS DE UMA VEZ?

É possível retirar na maioria dos casos dependendo das condições clinicas e complexidade do paciente.

CASO UMA PESSOA OPTE EM NÃO TIRAR O SISO, PRECISARÁ TER CUIDADOS ESPECIAIS COM ELE?

Caso opte-se em preservá-los, há a necessidade de consultas periódicas com cirurgião bucomaxilofacial, radiografias panorâmicas e limpeza profissional anualmente a fim de se prevenir infecções locais, que podem cair na corrente sanguínea e afetar coração, rins e outros órgãos. Além dos problemas mencionados anteriormente como cárie, doença periodontal, perda dentária, retração gengival, perda óssea, mobilidade dentária, reabsorção dentária, cistos, tumores, má oclusão, desalinhamento e apinhamento dentário etc.

QUAL TEMPO MÉDIO DE RECUPERAÇÃO APÓS A RETIRADA?

O tempo de recuperação médio após a retirada dos terceiros molares varia de 2 a 3 dias para retornar às atividades rotineiras devendo permanecer em repouso. A alimentação será baseada em alimentos líquidos ou pastosos preferencialmente gelados e sem resíduos sólidos pequenos como grãos. Evitando mastigar sobre o lado operado. Evite o uso de canudos, pois podem causar sangramento devido a força de sucção.

O QUE PODE AJUDAR NA RECUPERAÇÃO APÓS A RETIRADA DO SISO?

Para evitar inchaço excessivo e dor, recomenda-se o uso de compressas de gelo nos 3 primeiros dias após a cirurgia e o uso de anti-inflamatório e analgésicos. Geralmente, o paciente sente pouca ou nenhuma dor seguindo essas recomendações. Em caso de dor persistente, entre em contato com seu cirurgião.

O uso da laserterapia de baixa potência no pré e pós-operatório auxilia a não ter inchaço nem dor excessiva.

A escovação dentária é extremamente importante no pós-cirúrgico para evitar infecções. No entanto, escovas elétricas e bochechos com enxaguatórios bucais devem ser evitados desde que não tenham sido prescritos pelo cirurgião, pois podem estimular um sangramento.

É proibido fumar devido ao risco aumentado de infecção e sangramento.

Ainda possuí dúvidas sobre os dentes do siso? Saiba Mais:

Agende uma Avaliação com o Dr. Daniel Uyeda e tire todas as sua dúvidas!