Disfunção Temporomandibular

DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

A Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma disfunção na Articulação Temporomandibular, mais conhecida pela abreviatura ATM.

disfuncao-temporo-mandibular-dtm-atm

Articulação temporomandibular é uma pequena articulação localizada próxima ao ouvido, onde o crânio (osso temporal) forma a cavidade articular que se relaciona com a mandíbula permitindo a movimentação desta. Porém, estão separados pelo disco articular que é composto de fibrocartilagem. Todas as pessoas possuem duas ATMs que estão unidas por um osso único, a mandíbula, o que confere a ATM uma característica única dentre as articulações do corpo humano.

A desordem ou disfunção da articulação temporomandibular é uma patologia multifatorial que apresenta diversos sintomas, principalmente:

• Cefaleias (dor de cabeça)
  • Otalgias (dor de ouvido)
  • Trismos (limitação de abertura bucal)
  • Estalidos e crepitações
  • Edema (inchaço)
  • Zumbido

Todavia, para o adequado tratamento existe a necessidade, obviamente, de identificarmos o(s) fator(es) causal(is), pois será a causa que guiará o tratamento.

Quais são as causas das disfunções temporomandibulares (DTM)?

Existem diversos fatores causais das DTM, por isso é considerada uma patologia multifatorial, o que exige, geralmente, um tratamento multidisciplinar.

Podemos considerar as causas mais comuns: fatores psicogênicos (ansiedade, stress, nervosismo, etc), microtraumas (má oclusão, bruxismo, apertamento dentário, etc), micro traumas (quedas, acidentes, traumatismos faciais), fatores hereditários (atrite reumatoide, fibromialgia, artrose, etc).

Os tratamentos podem ser conservadores, como uso de placas miorrelaxantes e ajuste oclusal, ou cirúrgicos, dependendo da causa e da complexidade de cada caso.

Avalie o seu caso com um Cirurgião Bucomaxilofacial.