PRINCIPAIS PROBLEMAS DE OCLUSÃO EM CRIANÇAS

Oclusão dentária é o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca.

A má-oclusão é um desvio da normalidade e pode ser causada por fatores genéticos, ou a associação desses fatores com hábitos deletérios, como respiração bucal, sucção não nutritiva de dedo, chupetas ou mamadeiras, e alimentação pastosa sem uma mastigação vigorosa.


Os principais tipos de má-oclusão são:

1 - Distoclusão:

Representa uma desarmonia no crescimento anteroposterior entre maxila e mandíbula, por um excesso de crescimento da maxila ou falta de crescimento da mandíbula (mais comum), ou ambos. Nessa má-oclusão, o paciente apresenta perfil côncavo com maxila projetada anteriormente em relação a mandíbula

2 - Mesioclusões:

Representa uma desarmonia de crescimento anteroposterior entre os maxilares, na qual ocorre um crescimento excessivo da mandíbula, ou falta de crescimento da maxila, ou ambos. O paciente apresenta perfil convexo, geralmente com o queixo proeminente. Essa má-oclusão, geralmente, tem um forte componente genético;

3 - Mordida Aberta Anterior:

Ocorre ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores na região anterior, enquanto os dentes posteriores se tocam. Essa má-oclusão está fortemente ligada a hábitos como uso de chupetas e mamadeiras e sucção de dedo. Pode acarretar alteração na fala, deglutição, respiração e mastigação.

4 - Mordida Cruzada Posterior (MCP):

É caracterizada pela falta de desenvolvimento transversal da maxila em relação a mandíbula. Numa oclusão ideal, os dentes posteriores superiores devem cobrir os dentes inferiores, como se fosse uma relação tampa/caixa, ou seja, a arcada superior (tampa), deve ser maior que a inferior (caixa). Quando ocorre o contrário, temos a Mordida Cruzada Posterior, que pode ser uni ou bilateral. Existem 3 tipos de MCP: dentária, esquelética e funcional.

5 - Mordida Profunda ou Sobremordida:

Caracterizada pelo recobrimento total ou aumentado dos dentes inferiores pelos superiores. Geralmente, está associada a Distoclusão, pois gera um travamento na mandíbula, dificultando a mastigação e o crescimento da mesma.

6 - Falta de Desenvolvimento Transversal da Maxila e Mandíbula:

Caracterizada pela falta de espaço nas arcadas para todos os dentes, causando apinhamentos ou retenção de dentes. Podem estar associadas a outros tipos de má-oclusões. Normalmente, os pais percebem essa falta de espaço na época da troca dos dentes decíduos (de leite) pelos permanentes, que são bem maiores, mas é possível diagnosticar mais cedo, quando, normalmente, a criança não possui diastemas (espaços) entre os dentes. Esses diastemas têm que ir aumentando conforme a criança cresce para que os dente permanentes ocupem esses espaços.


Todas essas má-oclusões podem e devem ser tratadas durante a infância com Aparelhos Ortopédicos Funcionais, Pistas Diretas ou Planos Inclinados e Desgastes Seletivos (ajuste oclusal) e também com Invisalign First (para crianças). Esse tratamento visa guiar o desenvolvimento dos maxilares e corrigir os problemas já estabelecidos.

Algumas má-oclusões, como a MCP e a Mesioclusão devem ser tratadas assim que diagnosticadas, não importando a idade da criança. A Mordida Aberta, quando diagnosticada antes dos 3 anos pode, em alguns casos, corrigir-se espontaneamente, desde que sejam removidos todos os hábitos deletérios. A Distoclusão, Sobremordida e Falta de Desenvolvimento Transversal podem ser tratadas a partir dos 5-6 anos, quando a criança apresenta mais maturidade para cooperar com o tratamento, desde que não sejam muito severas.

Por isso, é imprescindível consultar um especialista o mais cedo possível, pois só ele poderá diagnosticar corretamente, decidir o momento mais oportuno para intervenção e, principalmente, orientar e prevenir futuros problemas.


Ainda tem dúvidas? Fale conosco através do Whatsapp: (11) 98700 9378

WhatsApp chat

Phile Odontologia Ltda. - CROSP-CLM 8869 - Responsável Técnico Juliane T. Chaves Uyeda - CROSP 84555

© 2019 - Copyright Phile Odontologia.Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Say Comunicação